terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Biscoitos ou doces de feira.

Quem nos acompanha no Instagram, por exemplo, sabe que já lá falámos do assunto: os biscoitos de feira. No Brasil, as pequenas iguarias vendem-se ao kilo e a sua variedade é imensa. Em Portugal também temos os chamados "doces das festas" e podemos dizer que apresentam algumas diferenças em relação ao que vemos nas feiras livres que temos visitado no Brasil. Aqui vão algumas:

  • não se vendem ao kilo - são mais facilmente encontrados em sacolas ou vendidos à unidade;
  • são maiores - embora existam de variadíssimos tamanhos e formatos, os biscoitos que se vêem no Brasil são geralmente menores do que os que se vêem em Portugal;
  • encontram-se nas feiras e festas populares - suponho que é mais fácil encontrar os bicoitos brasileiros no supermercado do que nas festas que se fazem;
  • há menos diversidade - apesar de podermos encontrar regueifas doces, de canela, de côco, roscas, cavacas, suspiros, doces de gema e outros mais, a verdade é que a variedade que se encontra nas feiras brasileiras é bastante maior do que a que tenho encontrado em Portugal.
Da esquerda para a direita: cavaca, suspiro e doce de gema.

Na foto poderemos ver alguns desses doces caseiros encontrados em algumas das festas populares portuguesas :)

2 comentários:

  1. Nas feiras vejo sempre cavacas à venda!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Marta. Verdade: em Portugal é muito fácil encontrar as cavacas - e outros doces do género - nas feiras. Aqui no Brasil, são sempre uns biscoitinhos mais "tiquininhos" :)

    ResponderEliminar