segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Natal carioca.

O Natal chega cedo no Rio de Janeiro: em Outubro já se vêem árvores de Natal bem recheadas de cor e luz em algumas lojas da cidade. Confesso que é um pouco estranho ver os enfeites de Natal ainda misturados com as vendas das vestimentas e acessórios de Halloween, mas sobrevive-se.
Para mim, Natal será sempre associado a frio - afinal, dizem que o Pai Natal vem lá da Lapónia, onde a neve e os ventos gelados não o deixam esquecer da época em que terá de viajar. Natal será também época de cor, luz e brilho, dentro e fora de casa. Nos vários condomínios da zona Sul do Rio, pelo menos, vemos árvores enfeitadas, bem como outros elementos que não nos deixam esquecer que estamos próximos do Natal. Contudo: e as ruas? Infelizmente não as vejo enfeitadas - ou, no caso das que o estão, nada têm de comparável com o que vemos em Portugal ou em cidades europeias, por exemplo. Recordo que em Santiago do Chile já vimos algumas ruas com o brilho das luzes de Natal, mas, no caso do Rio, confesso que nunca me dei muito conta disso ao longo destes quase 2 anos e meio. E tenho pena!
Os hábitos de Natal aqui também são muito diferentes dos nossos, em Portugal: há a tradicional venda de bacalhau e frutos secos, mas o mais parecido que se tem do bolo-rei são os famosos "panetone", fruto da tradição italiana. É igualmente comum que algumas empresas ofereçam aos seus funcionários uma "cesta" com vários produtos alimentícios, incluindo o referido "panetone" - que também vemos em Portugal, mas não associamos tanto ao Natal.
O "panetone" pode ter sempre diferente: frutos secos, doce de leite, pepitas de chocolate, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário