segunda-feira, 20 de julho de 2015

Andar de transporte público no Rio de Janeiro: o metrô.

Já aqui falei do ônibus, mas também da minha preferência pelo metrô. Apesar de nem tudo ser perfeito, andar de metrô é muito cómodo, embora reconheça que não é um meio de transporte acessível a todos, quer por causa do valor que se paga, quer por causa da dimensão da linhas. Por um lado, a rede de metrô do Rio de Janeiro tem apenas duas linhas em funcionamento: a linha 1, que liga a estação de General Osório (Ipanema) à de Uruguai (Tijuca), a 2 liga a estação de Botafogo (Botafogo) à da Pavuna (Pavuna), a 3 - supõe-se que ligará Nitéroi a São Gonçalo (esta linha ainda não saiu do papel) e a 4 (em construção), que ligará a estação do Jardim Oceânico (Barra da Tijuca) à da Nossa Senhora da Paz (Ipanema). Ao fim-de-semana e feriados, todos os passageiros que desejem viajar para o sentido Pavuna deverão fazer transferência na estação Estácio. Se viajam da Pavuna para a zona sul também terão de fazer a transferência na estação Estácio.
Estação de metrô "Siqueira Campos"
(crédito da foto: ANFS).
No site da "Metrô Rio" há a possibilidade de cada passageiro planear antecipadamente a sua viagem. Contudo, se preferir, pode usar outros recursos como o Google Maps, o qie lhes permitirá avaliar outras opções de transporte complementar.
Para quem tem bicicleta - própria ou das "laranjinhas" do Itaú - ou prancha de surf, saiba que também as pode transportar no metrô, mas há algumas regras que devem conhecer.
O preço de cada bilhete de metrô é de 3,70 brl e cada pessoa pode fazer a recarga do seu cartão pré-pago nos equipamentos disponíveis e que normalmente não ficam muito distantes das bilheteiras. A par das duas linhas de metrô, que ligam a zona sul à zona norte e vice-versa, existem ainda 13 pontos de integração com o ônibus, de modo a que os passageiros possam chegar onde o metrô ainda não é disponibilizado. Existe ainda o metrô na superfície, embora neste caso apenas alguns bairros da zona sul estejam abrangidos.

Espero que tenha ajudado e que possam viajar e visitar o Rio de Janeiro de uma forma cómoda e prática!


Sem comentários:

Enviar um comentário