domingo, 5 de julho de 2015

Momento de exploração: Biblioteca Nacional.

O prometido é devido e por isso cá vai o meu pequeno contributo sobre um dos locais que visitei e de que gostei bastante.
Andava a adiar a visita há largos meses. No entanto, um dia e a pretexto de tratar de outro assunto no centro da cidade resolvi entrar para visitar a Biblioteca Nacional. Afinal, não é a toda a hora que podemos visitar uma "jovem" biblioteca com mais de 200 anos!
No exterior, os tapumes e as telas de proteção não enganam: as obras de requalificação do edifício mantêm-se - diria que desde que cá cheguei que os vejo por lá. Contudo, não quero ser injusta e prefiro dizer que não procurei saber há quantos meses (anos?) o edifício se encontra em obras.
Sejam bem-vindos ao magnífico edifício da Biblioteca Nacional do RJ
(Crédito da foto: ANFS).
A parte interior do edifício é verdadeiramente magnífica e imponente. Para que saibam, o espaço, considerado Património Mundial da Unesco, é considerado uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, e a maior da América Latina. Existem vários espaços reservados apenas a investigadores e/ou estudantes e onde é totalmente interdito tirar fotos (entrar em alguns destes é possível, mas apenas para ter uma ideia do que ali é feito). É igualmente possível subir até ao terceiro piso, mas não se pode passsar dali. No dia em que visitei o espaço, havia apenas uma exposição, no piso térreo. Todo o restante espaço visível apenas pode ser contemplado com os olhos e com a alma: que beleza!

Não esqueçam de levar identificação e o passaporte "Museus cariocas", caso possuam.

Endereço:  Av. Rio Branco, 219 | Centro | 20040-008 Rio de Janeiro - RJ
Horário de funcionamento: 2.ªfeira a 6.ªfeira, das 9h às 17h; sábados, das 10h30 às 14h.
Telefone: +55 (21) 2220-9484
Website: www.bn.br

Sem comentários:

Enviar um comentário