quinta-feira, 23 de julho de 2015

CPF e suas utilizações.

O CPF é um número/documento fundamental para quem está no Brasil: dele dependemos para obter um cartão de telefone, registos nos supermercados (para obtenção de descontos), criação de contas bancárias, etc. Diria que é mais utilizado que o próprio RNE (identificação de estrangeiros no Brasil), pois é mais solicitado. Também é verdade que sem o dito RNE não é possível abrir uma conta bancária ou realizar outro tipo de operações mais "exigentes". Adiante.
Comparativamente, em Portugal tem-se o NIF. Aqui, CPF é o um banco de dados gerido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e que armazena informações de contribuintes obrigados à inscrição no CPF ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente.
Frente e verso do CPF
(crédito da foto: site do Ministério da Fazenda)

É muito simples obter um CPF. Recomendo que dêem uma vista de olhos no link que aqui deixo, pois as indicações estão todas lá. Já sabem: se vêm para o Brasil, por muito ou pouco tempo, tratem de fazer o CPF para poderem usufruir de algumas vantagens. Não é necessário andarem com o cartão de CPF sempre convosco (na verdade, não passa de uma fotocópia que depois é recomendável plastificar). O que é imprescindível é que tenham o número presente para quando for necessário.



Sem comentários:

Enviar um comentário