quinta-feira, 2 de julho de 2015

Às vezes dá-se o caso de correr bem!

Quem tem de lidar de forma pessoal e, sobretudo profissional, com assuntos que envolvam o Brasil, esteja ou não no país, já sabe que dificilmente se livra de dores de cabeça: ou são os documentos que se perdem, ou são as informações contraditórias que se prestam, ou são os incumprimentos de prazos, ou são os impostos absurdamente elevados, ou são as burocracias totalmente desfasadas da realidade, ou são os problemas de última hora. Enfim, não faltam elementos para provocar cabelos brancos ao mais calmo dos seres. Alguns dos problemas enumerados são sobejamente conhecidos e a minha opinião baseia-se sobretudo em fatos (vividos, na maioria dos casos!). Não vou sequer falar nas vezes em que, quando "tudo" corre mal, há quem não hesite em culpabilizar a herança portuguesa pelo sucedido. Enfim, dois anos de vida por estas bandas e se não nos habituamos, pelo menos criamos anti-corpos! 
Não sei se desagrava a situação, mas já várias vezes ouvi alguns Cariocas - e não só! - dizerem que a situação do Rio de Janeiro é peculiar e não tão visível noutras cidades. Não sei, há detalhes que me parecem mais do que meros regionalismos, conforme comprovam artigos como aquele que mencionei anteriormente.
Bem, no entanto também há alturas em que as coisas correm bem (devia ser sempre assim, mas acredito que nem no país mais "certinho" do Mundo isso acontecerá). Correm tão bem que há uma pergunta que não sai da cabeça: aconteceu mesmo?  Felizmente tenho alguns bons exemplos de assuntos que resolvi bem e com o apoio de pessoas competentes. Mais recentemente precisei de encontrar alguns livros que estavam esgotados quer em Portugal, quer (aparentemente) no Brasil. Depois de verificar em várias livrarias e depois de várias "negas" fui, já em modo desesperançado, a um local que pensava apenas existir em São Paulo. Lá, depois de expor o meu problema, proativamente disseram-me: "não temos o que procura no Estado do Rio, mas temos noutros Estados e podemos mandar vir para você". Sorri, respondi que sim, que aceitava e foram-me ditas as condições: pagamento antecipado do material e, se desejasse, ser-me-ia enviada uma sms ou um e-mail dentro de uma semana, altura em que a encomenda chegaria. Entretanto, o e-mail chegou e, confesso a minha desconfiança, lá fui à livraria com receio de problemas diversos. Pois bem, quem se enganou fui eu: tudo certo e sem qualquer erro! O nome deste local é: Livraria Cultura, no centro da cidade do Rio. Trata-se de um agradável edifício que resultou da revitalização do cinema Vitória. O espaço é muito agradável e vale a pena a visita, não apenas para conhecer as novidades relativas a livros, música, jogos e afins, mas também para tomar um café ou um lanche. A par disso, é ainda uma excelente oportunidade para visitar outros espaços no centro da cidade!
Livraria Cultura, no Centro do RJ.
(Crédito da foto: ANFS)

Para quem tiver curiosidade:

Endereço: Rua Senador Dantas, 45 | Centro - 20031-202 RJ
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 21h; feriados: das 13h às 19h; dia 9 de julho (revolução Constitucionalista): das 9h às 21h.
Telefone: +55 21 3916-2600
Site: www.livrariacultura.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário