domingo, 12 de julho de 2015

Trilhas: aproveitando as maravilhas da paisagem carioca (e não só).

Se me dissessem que um dia incluiria nos meus hobbies, fazer trilhas (descobrir novos caminhos dentro e fora da cidade, explorar montanhas e/ou passar a noite no meio da mata), diria que alguém estaria a fazer um filme demasiado otimista. Primeiro porque apesar de gostar de Natureza, não tinha por hábito fazer abordagens mais aproximadas (you know what I mean), depois porque não fazia qualquer atividade física relevante. Bem, mas é por estas e por outras que o ditado "nunca digas nunca" passou a fazer outro sentido. A cidade e a a sua geografia sui generis permitem-nos aventuras, quer no meio do mato, quer no meio de monumentos e prédios.

Uma das indicações na trilha do Parque da Catacumba
(Crédito da foto: ANFS).
Quem chega ao Rio e por aqui fica algum tempo, sabe que facilmente é convocado para fazer explorações da Natureza. Uns preferem explorar a Natureza das praias, outros a Natureza verde e os caminhos que podem ser mais ou menos sinuosos, outros, a cidade em si. É verdade que não sou uma expert de trilhas (muito longe disso!), mas aconselho a quem cá chega que experimente. Há diversas e muitas delas com grau de dificuldade reduzido, o que será perfeito para quem tem uma vida mais sedentária ou que simplesmente não está para começar com um desafio ao estilo Hércules.

Não faltam grupos no facebook ou fora dele que organizam várias trilhas na cidade e fora dela: existe este, este ou este. Seguramente que muitos outros existirão. Acho positivas as recomendações e caraterização que se fazem dos percursos, de modo a que o "trilheiro" possa ter uma ideia daquilo com que poderá contar. Normalmente tenho optado por fazer as trilhas com amigos e sem guia, mas tenho a sorte de um ou outro já ter feito o percurso ou de serem trilhas pequenas.
Quanto a mim, tenho vindo a fazer intervalos entre a exploração citadina e da natureza verde, preparando-me para testar os dotes também em Portugal, embora com uma certeza: tenho mais subidas e descidas do que aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário