terça-feira, 9 de junho de 2015

Festas juninas e as semelhanças com os Santos Populares.

A primeira vez que ouvi falar nas festas juninas foi o ano passado, no Rio de Janeiro. O que começou por me chamar a atenção foram as vestimentas à venda nas lojas. Mais tarde, tive a oportunidade de participar numa festa junina e: adorei!
Como as festas de que ouvia falar ocorriam no mês de Junho, a primeira ideia que me ocorreu foi: festas juninas = festas dos santos poulares. Algumas semelhanças existem, mas, de facto, as tradições são um pouco distintas. Actualmente, apesar de as festas juninas se concentrarem essencialmente no mês de Junho, estendem-se ainda pelos meses de Julho e Agosto.
Quadrilhas, uma das danças típicas
(Crédito da foto: desconhecido).
Parece que as "festas juninas" ou "festas Joaninas", como eram conhecidas no início da tradição, foram trazidas para o Brasil, pelos Portugueses, na época da Colonização. No início, ocorriam no mês de Junho e em homenagem a São João.
Apesar da grande herança Portuguesa, havia ainda influência cultural de chineses, espanhóis e franceses. De França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição dos fogos de artifício, veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da Península Ibérica teria vindo a dança de fitas. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país. 
Algumas das comidas típicas das festas juninas
(Crédito da foto: desconhecido).
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão: além de se fazerem homenagens aos três santos católicos - São João, São Pedro e Santo António -, também se aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região.
E o que vemos nas festas juninas? Comidas típicas e tradições diversas.
Como o mês de Junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados com as festividades, são feitos deste alimento: pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Roupa feminina tradicional
(Crédito da foto: desconhecido).
A par da comida típica, existem ainda algumas tradições que não costumam faltar: as fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas; os balões; a formação dos grupos festeiros, que vão andando e cantando pelas ruas das cidades e, ao passar pelas casas, os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas. Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses, realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
A par destas tradições, é habitual vermos as lojas todas preparadas com a venda de vestimentas adequadas para a época: chapéus de palha, camisas ao xadrez, vestidos curtos e coloridos. Enfim, uma festa!

E vocês, já participaram em alguma festa junina? Se sim, o que acharam?

Sem comentários:

Enviar um comentário