quinta-feira, 4 de junho de 2015

O desporto e os cariocas.

Hoje é feriado nacional no Brasil ("Corpus Christi") - também já o foi em Portugal, mas recentemente deixou de ser. À semelhança do que acontece aos domingos e feriados, hoje o trânsito de veículos é interrompido na Avenida Atlântica e esta transforma-se numa grande área de lazer.
Equipamentos de manutenção para a 3.ª idade
(Crédito da foto: ANFS).
Bem, mas isto a propósito de quê? Desporto! Por aqui proliferam as academias (ginásios), as lojas de venda de suplementos proteicos, os equipamentos de desporto ao ar livre, as aulas noturnas na praia, além de corredores e ciclistas.
Treino na areia, ao fim da tarde
(Crédito da foto: ANFS).
Muito se fala do culto do corpo por parte dos brasileiros e isso inclui necessariamente o desporto e as cirurgias estéticas (das quais que não falarei para já). No caso da generalidade dos brasileiros, nada posso afirmar de concreto, porque não tenho conhecimento suficiente, mas quanto aos cariocas: sim, culto do corpo e, acima de tudo, do desporto - os preços dos ginásios chegam a ser exorbitantes (à semelhança de tudo nesta cidade!) e, segundo os entendidos na matéria, estes deixam a desejar, quando comparados com o que se vê pela Europa fora.
No meu caso concreto, posso dizer que, não sendo assídua, também me rendi a algo impensável: vida desportiva. Há quase 20 anos que não fazia qualquer desporto! Para já: caminhadas (é desporto, certo?), corrida (já tenho uma oficial no currículo!) e ciclismo (ok, pedalar um pouco não faz milagres, mas já dá para retirar da testa o rótulo de sendentária).
Apesar de facilmente vermos desportistas por todo o lado e de o Rio de Janeiro ser a capital de corpos "sarados"(em boa forma), a cidade ainda é a capital nacional das pessoas obesas. Pudera: doces altamente doces e comida em porções generosas, quem resiste?!

E vocês: também alinharam no desporto?

Sem comentários:

Enviar um comentário