segunda-feira, 11 de maio de 2015

Alma botequeira: "Comida di Buteco".

Conheci a iniciativa "Comida di Buteco" em 2014, mas, já não me lembro por que razão, só visitei um dos botecos a concurso: a "Adega Pérola", em Copacabana. Aí testei o petisco sujeito a escrutínio, o "buraco quente" - pão sacadura recheado de catupiry e picanha suína grelhada e temperada com ervas finas, acompanhado de molho barbecue - e, de tão simples que pareceu, cheguei a casa cheia de coragem: vou fazer este petisco. Ora, não contei foi com um detalhe fundamental: o pão. Até hoje ainda não o encontrei por estas bandas.

Bem, mas isso agora também não importa :)

No Brasil, o boteco (buteco) ou botequim, ficou tradicionalmente conhecido como um lugar que serve de encontro entre "boémios", onde se procura uma boa bebida, petiscos baratos e uma conversa sem compromisso. No entanto, a "capital brasileira do boteco" é Belo Horizonte, onde existem cerca de 12 000 estabelecimentos - mais bares per capita do que em qualquer outra cidade do mundo.

Logótipo da edição 2015 da "Comida di Buteco".

A iniciativa "Comida di Buteco" existe desde 2000 para valorizar a cozinha de raíz e, de acordo com um dos seus fundadores, Eduardo Maya, pretende ser um prolongamento do espaço em que nos sentimos bem: a nossa casa! Este ano, a "Comida di Buteco" esteve presente em 20 cidades brasileiras e o tema central foram as frutas, que estiveram presentes em mais de 500 petiscos e botecos.

Além da presença de um maior número de cidades (eram 16, em 2014), a edição de 2015 destacou-se pela presença de mais botecos (foram 400, em 2014). A par do tira-gosto a concurso, este ano o boteco participante foi também desafiado a apresentar um petisco com Doritos, um dos patrocinadores do evento.

Depois de provar o petisco, o botequeiro (eu mesma) preencheu um boletim ("cédula") de votação e colocou-o numa urna. O voto dos botequeiros valerá 50% no total da votação; os restantes 50% serão atribuídos por um júri. Os pontos a avaliar são 4: o petisco, higiene do local, atendimento e temperatura da bebida que acompanhava o petisco. Suponho que em finais de Maio haja resultados oficiais mas, por aqui, durante esta semana e a próxima irei dar a minha opinião sobre o que vi e provei. Aguardem!

E vocês, o que têm a dizer sobre os botecos?

Sem comentários:

Enviar um comentário