sexta-feira, 15 de maio de 2015

Comida di Buteco: testemunho.

Fim-de-semana à porta e impõe-se a questão: o que fazer? Independentemente do local em que se encontrem, sugerimos que experimentem sítios novos, para visitar, degustar ou simplesmente para passear ou arejar as ideias. 


Bem, no que toca a comidas e bebidas, como já aqui se disse, a edição "Comida di Buteco" de 2015 teve como tema central as frutas, que deveriam estar presentes nos pratos a concurso. No que me diz respeito, testei vários locais na zona Sul do Rio: Baixo Gago (Laranjeiras), Botero (Laranjeiras), Bar Palhinha (Humaitá), Bar Urca (Urca), Boteco Carioquinha (Lapa) e Os Imortais (Copacabana). Os preços praticados para os pratos que testei foram de 12BRL a 34,90BRL. Esta diferença de preços poderá estar relacionada, a meu ver, com as quantidades proporcionadas, bem como o tipo de produtos que entraram nos referidos pratos.

Prato a concurso, no Botero (crédito da foto: ANFS).
Gostaria de destacar aqui alguns dos aspectos que me pareceram relevantes: nível prato, envolvência, atendimento e efeito surpresa. Refiro que esta é a minha opinião pessoal e que nenhuma influência tem no resultado final do concurso "Comida di Buteco".

Prato: Botero. Maravilhoso! Não sei se porque os sabores eram diferentes daqueles a que enquanto Portuguesa estou habituada, mas fiquei agradavelmente surpreendida por um prato bem farto, onde a presença do chutney de jiló e a farofinha crocante de coco me fizeram sonhar. Acho que este prato vai ficar na lembrança por uns belos tempos. Parabéns!

Mureta da Urca (crédito da foto: ANFS).
Envolvência: Bar Urca. O pequeno bar, nas mãos do Português Armando Gomes e sua família, localiza-se numa esquina entre a rua Cândido Gafree e a Avenida João Luís Alves, na Urca, e é acompanhado de um dos detalhes mais soberbos do Rio: a mureta da Urca, com vista para a Baía de Guanabara, Cristo Redentor, Ponte Rio-Niterói e ainda, de bónus, permite ter uma pequena imagem das descolagens a partir da pista do areoporto Santos Dumont. O prato apresentado a concurso é a versão petisto do famoso Camarão na Moranga, ali servido.

Atendimento: Botero. Hesito aqui, porque, apesar de ter sido razoavelmente bem atendida em quase todos os bares, talvez tenha sido este o que mais fez diferença. Embora tenha havido um erro na conta apresentada, não me parece motivo suficiente para penalizar a atenção dos colaboradores e a disponibilidade para explicar o prato e bebida - apesar de uma casa cheia e com fila de espera (isto porque rapidamente o colaborador compreendeu e corrigiu o erro, pedindo desculpa).
    Efeito surpresa: Baixo Gago. Estação de metro do Largo do Machado, mais meia dúzia de passos e, voilà, chegámos. Gente até à porta, como não seria de esperar em período de fim-de-semana. Embora não se trate de uma surpresa ao nível do prato, achei por bem referi-la. Em Portugal não é muito comum este "fenómeno", mas que aqui é frequente: garrafas de cerveja de 600ml. No entanto, desta vez não era uma cerveja qualquer: era cerveja Sagres, feita no Brasil. Apesar do diferente sabor, por momentos regressámos a casa.

    Bem, agora é esperar para saber qual o prato vencedor no Rio de Janeiro (e desejar que o possamos ter provado). Não deixem de visitar a nossa página no facebook: vamos colocar por lá mais fotos.

    E vocês, experimentaram algum prato da "Comida di Buteco"? Ficaram com vontade de experimentar?

    Sem comentários:

    Enviar um comentário