terça-feira, 12 de maio de 2015

Triciclo às voltas numa cidade caótica.

Enquanto os posts sobre a "Comida di Buteco" estão a ser trabalhados, quero falar-vos de um transporte curioso existente nesta cidade.

Um dos aspectos que muito me surpreendeu ao chegar ao Rio foi a presença de um veículo que não via em Portugal. Com o passar do tempo, fui-me habituando à sua presença pelas ruas da cidade do Rio e hoje até consigo entender o porquê da sua existência: o trânsito nesta cidade é caótico! De acordo com os resultados obtidos recentemente e pelo segundo ano consecutivo, o Rio de Janeiro ocupa o terceiro lugar no conjunto das 146 cidades mais congestionadas do Mundo. Excesso de automóveis? Falta de alternativas de transporte público? Geografia pouco favorável? Falta de infraestruturas rodoviárias? Enfim, muitas poderão ser as causas apontadas para este pouco honroso terceiro lugar.

Triciclo com os garrafões de água vazios (Crédito da foto: ANFS).
Bem, mas voltando ao veículo. Trata-se de um triciclo que permite transportar desde água (garrafões cheios e vazios), comida, electrodomésticos, gelo, etc. Circula um pouco por toda a cidade e permite fazer as entregas, por exemplo, das compras feitas nas várias lojas de bairro. É composto por uma parte semelhante à traseira com pedais de uma bicicleta; na frente existe uma espécie de carroço com duas rodas. Quanto ao condutor, umas vezes vai manobrando o triciclo com as mãos cruzadas, outras de mãos agarradas ao carroço.

E vocês, já viram estes triciclos pelas vossas bandas?

Sem comentários:

Enviar um comentário