sexta-feira, 29 de maio de 2015

Os podrões - não, à partida não é tão mau como parece.

O verdadeiro exemplo do que vos espera, quando comerem um podrão.
(crédito da foto: desconhecido)
Ao que parece, 28 de Maio é dia dos podrões. Na verdade, "podrão" ou "hamburguer" é, por aqui, a mesma coisa. Até há bem pouco tempo atrás, "podrão" era, para mim, um "cachorro quente". Felizmente que fui elucidada a tempo :)


Para quem não sabe, "podrão" é um termo que faz parte da gíria carioca. A "iguaria" começou a surgir em finais dos anos 90, na zona da Lapa, e facilmente se tornou num hábito incorporado na cultura carioca. Podemos encontrá-lo à venda em praças, pracinhas, saídas do metro, junto a casas noturnas, cinemas e afins. A panóplia de ingredientes que compõem o podrão é mais que muita.
Imagem inspirada no podrão de rua.
(crédito da foto: "Idea X")
Em alguns casos, podemos estar a falar de uma composição que chega a cansar, quando enumerada: sanduíche básico com hambúrgueres, linguiça, chester, fiambre, catupiry, salaminho, salsicha, ovo, queijo cheddar, bacon, provolone, queijo prato, cebola, alface, cenoura e pães de hambúrguer.

O termo, aumentativo de "podre" deriva da má reputação de alguns dos vendedores ambulantes, que usariam ingredientes de procedência pouco confiável e às vezes fora da validade. Além disso, as condições de higiene dos ambulantes nem sempre são submetidas à fiscalização da Vigilância Sanitária o que, como é fácil de adivinhar, em certos casos resulta em alguns problemas digestivos. Felizmente, outros vendedores tomam gosto no que fazem e cultivaram fama localizada.

Graças aos fenómenos televisivos, o hábito do "podrão" tem sido exportado para outras regiões do Brasil e estrangeiro. Para muitos, o termo é também aplicado a outras variedades de "hot dog", sanduíches e salgados vendidos por ambulantes, o churrasco grego (variedade de kebab vendida em São Paulo) e o X-tudo do Rio Grande do Sul. Também em São Paulo, é hábito colocar queijo cheddar e puré de batata nos podrões.

E vocês, ficaram com vontade de experientar?

Sem comentários:

Enviar um comentário