sexta-feira, 8 de maio de 2015

Contamos com a broa?

Festas dos santos populares em aproximação progressiva equivale a um pensamento súbito: sardinhas. E broa de milho. 
Quanto às sardinhas, estamos safos: a oferta por estas bandas é quantitativa e qualitativamente boa. Mas, senhores, e a broa!?
Broa de milho (brasileira) vendida no Rio de Janeiro. Nesta foto pode ver-se a apresentação exterior e interior. (Créditos das fotos: ANFS)
Começo por contar um episódio que me aconteceu há largos meses.
Recordo-me de que cheguei cedo para o compromisso que me levava até Botafogo, pelo que decidi "fazer horas". Ora: parei numa lanchonete, sentei e, ao olhar para o cardápio, lá estavam "elas": "broas de milho".
Estranhei, confirmei se tinham as ditas broas e pedi para a colaboradora trazer. Antes de me chegar às mãos (boca?) perguntei o que eram estas "broas de milho" e a colaboradora respondeu que tratava de uma espécie de biscoito bem "gostosinho". Lá pensei: "não deve matar". Siga!
E não é que era mesmo agradável? Não sei equiparar o sabor, mas destaco a presença de erva doce. Não tem a consistência fofa de um (verdadeiro) queque, por exemplo, mas é bem agradável e não é excessivamente doce.
Se quiserem e tiverem competências nesse domínio, podem testar esta receita: pareceu-me simples e bem explicada. Contudo, esta agradável broa de milho nada tem a ver com a referência tradicional portuguesa.
Well, por isso continuamos com o problema de encontrar a broa portuguesa. Na cidade de São Paulo parece que o caso tem sido fácil de resolver na famosa Casa Mathilde. Para já, algumas informações - não confirmadas - apontam para a existência do pitéu nos seguintes locais da cidade do Rio:
- Emporio Lamego: Rua Carmela Dutra, 5 (Ru Conde. de Bonfim), RJ | RJ, 20550-045.
- Talho Capixaba: Avenida Ataulfo de Paiva, 1022 A - Leblon | RJ, 22440-032.
- Talho Café (filial do Talho Capixaba): Rua Marquês de São Vicente, 10, loja E, Gávea | RJ, 22451-040.

Como ficou bom de ver, mais uma vez os usos e costumes de Portugal e Brasil não coincidiram. Para quem não conhece, a broa de milho portuguesa nada tem a ver com a brasileira: tradicionalmente assada no forno a lenha, é feita com uma mistura de farinhas de milho (branco ou amarelo) e trigo, ou milho e centeio (como a broa de Avintes), e levedura. Para quem quer saber um pouco mais sobre o modo de confecção da broa portuguesa, aconselho passar por este blog.
Broa de milho (portuguesa) no forno a lenha. (créditos da foto: desconhecido)
Pergunta que se impõe: será que poderemos contar com as broa de milho portuguesa para fazer umas sardinhadas por estas bandas ou vamos ter de contar com a broa de milho brasileira? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário