quinta-feira, 7 de maio de 2015

Food trucks: comida em movimento.

Os "food trucks" começaram a ganhar força nos EUA e na Europa após a crise económica de 2008 quando chefs famosos e jovens empreendedores apostaram no novo ramo: servir comida mais ou menos requintada, na rua, numa espécie de pequeno "camião". Para se ter uma ideia, no final de 2013, Nova York, uma das cidades pioneiras neste conceito, já tinha uma associação de "food trucks" com 50 membros, que juntos tiveram uma receita de mais de 7 milhões de dólares. 
Ora, mas afinal: o que têm os "food trucks" a ver com esta minha experiência no Brasil? A resposta é que foi aqui que experimentei o conceito pela primeira vez: apesar do sucesso crescente na cidade de São Paulo, a 1.ª feira de gastronomia e "food trucks" no Rio de Janeiro só aconteceu em finais de 2014.

Enquanto consultora, não posso ficar indiferente ao conceito (um pouco mais trabalhado que as famosas comidinhas de rua, de que um dia falarei aqui) e destaco um ponto positivo e um que não o é tanto:

- positivo: à entrada do recinto, o cliente é convidado a adquirir umas senhas, que lhe servirão para a aquisição dos vários produtos junto dos "food trucks". Não há pagamentos em dinheiro ou cartão nos "food trucks", mas apenas com estas senhas: se o cliente comprou determinado número de "senhas" e estas não lhe chegam para o seu consumo, então só precisava voltar à entrada do recinto para adquirir mais. Esta acção evita filas demoradas e tempo desnecessariamente dispensado em pagamentos junto dos "food trucks".

- menos positivo: demora no fornecimento dos produtos de cada pequeno "camião ("caminhão", como se diz por aqui).
Para já, uma amostra de um dos "food trucks" presentes na Feira Planetária que ocorreu nos dias 11 e 12 de Abril de 2015, no Rio de Janeiro. Este fim-de-semana (9 e 10 de Maio) há mais e no sítio do costume: junto ao Planetário da Gávea. Apareçam (ok, quem puder, claro)!

(Créditos das fotos: ANFS)
Ficaram com vontade de ver mais detalhes sobre o evento de Abril? Podem dar uma olhadela na nossa página do Facebook.

E que tal criar um "food truck"? Vejam o que é preciso para o fazer no estado do Rio de Janeiro. É só seguir este link. Ainda assim, se precisam de mais informação genérica sobre a matéria, o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - tem algo a dizer sobre isso no seu mais recente estudo lançado em Abril deste ano.

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